O impacto da Proteção de Privacidade da Apple

A Apple abalou o mundo do email marketing há algumas semanas, quando anunciou a ‘Mail Privacy Protection’ (MPP) para iOS15. A Mail Privacy Protection impede que os remetentes usem pixels invisíveis para recolher informações sobre o utilizador, como quando eles abrem um e-mail. O MPP também mascara os endereços IP para que não possam ser vinculados a outra atividade online ou local.

WO que isso significa para os profissionais de marketing?

Para os quase 60% da população que usa o Apple Mail, as seguintes informações não estarão disponíveis:

  • O bloqueio dos pixels invisíveis significa que a informação de abertura do e-mail já não está disponível.
  • A máscara de IP significa que as informações de geolocalização com base em IP não estão mais disponíveis
  • O conteúdo remoto será carregado de forma privada, o que se refere principalmente a imagens (em oposição a HTML ou CSS)
  • Os usuários do iCloud + podem criar contas de e-mail ilimitadas para se inscrever em diferentes plataformas e ativar e desativar essas contas à vontade.

Significa que o email está, mais uma vez, morto?

A resposta é não. Embora tenhamos que esperar pelo primeiro lançamento para realmente testar o impacto do MPP, já podemos prever o que realmente pode ser afetado pelo MPP da Apple.

Aqui estão algumas funções que podem ser afetadas:

  1. Email performance tracking: as taxas de abertura fornecidas pelos utilizadores de Apple Mail não serão mais confiáveis. Os remetentes precisarão examinar outras métricas, como taxas de cliques e conversões, para calcular o sucesso de uma campanha de email.
  2. Teste A / B para emails: testes que usam taxas de abertura para determinar o melhor email possível deixam de ser os mais indicados para estes utilizadores.
  3. Limpeza de listas de email: os remetentes devem ter cuidado com as políticas de reativação e outras estratégias que dependam de taxas de abertura.
  4. Segmentação com base nas taxas de abertura não será uma opção para os utilizadores do Apple Mail. Isso significa que os remetentes provavelmente não poderão usar políticas de reativação e outras estratégias de integridade de email que usam aberturas para manter a lista limpa e atualizada.
  5. Campanhas automatizadas com base em métricas abertas: alguns fluxos de email automatizados, onboarding emails e campanhas de reativação rastreiam se um utilizador abre (ou não) um email, de forma a determinar qual será a próxima ação. Essas campanhas (muito) provavelmente serão impactadas.
  6. Personalização contextual / em tempo real: alguns remetentes usam conteúdo de email dinâmico que varia dependendo do local de abertura do email. Este tipo de email usa tracking de localização, que será afetado para utilizadores do Apple Mail.
  7. Personalização da hora de envio: Este recurso será afetado para utilizadores do Apple Mail, pois as aberturas registadas não terão mais a identificação da hora exata. A Apple enviará uma hora de abertura estimada.
  8. O conteúdo será armazenado em cache pela Apple: o armazenamento em cache terá impacto sobre o conteúdo dinâmico, como cronómetros de contagem decrescente e atualizações em tempo real, como a exibição de um saldo de fidelização.
  9. Contas temporárias ou ilimitadas: os usuários do iCloud + poderão criar contas temporárias ou ilimitadas para assinar serviços e ativar e desativar essas contas à vontade, o que significa que eles podem subscrever uma newsletter num dia e desativar a conta no dia seguinte.

Qual será o impacto?

O Apple Mail já é usado por até 60% dos utilizadores. O exemplo da Apple encaixa-se numa tendência em que a privacidade se torna cada vez mais importante. A privacidade é uma proposta de venda única para empresas como a Apple, de forma a atrair novos utilizadores / clientes e aumentar o valor de sua plataforma.

Essa tendência veio para ficar e nós, como profissionais de marketing impulsionado por dados, teremos que nos adaptar a essas mudanças.

Seguindo em frente, o que podemos fazer?

  • Crie os seus relatórios mais suportados em cliques, conversões, cancelamentos e receitas em vez de aberturas.
  • Use a Escala de Atividade da Sports Alliance que se baseia em logins no Single Sign On, passagens no controle de acessos, compras de entradas e cliques para identificar os fãs ativos na base de dados.
  • O conteúdo contextual ainda pode ser personalizado, mas deve ser baseado em dados próprios. Isso significa que capturar dados de fãs por meio de campanhas de captura de dados, Single Sign On e transações se torna ainda mais importante. Quanto mais dados tiver, mais poderá personalizar.
  • Concentre-se em uma abordagem Omni-channel, incluindo mais canais de comunicação que podem ser personalizados e / ou segmentados por meio do SRM Campaign da Sports Alliance.
  • Ajuste e melhore o fluxo de automatização de marketing concentrando-se mais em cliques e conversões.

Como a Sports Alliance o vai ajudar?

Embora as taxas de abertura ainda estejam disponíveis, estamos a avaliar quais as melhores formas de nos adaptar às mudanças. Também temos pensado em tirar o foco nos relatórios do Tableau e no Assistente de Campanha das taxas de abertura, ajustando os atributos de filtro em SRM Campaign e adicionar mais recursos ao nosso kit de ferramentas para que os nossos clientes possam interagir mais e melhor com os seus fãs.

Continuaremos a seguir atentamente o assunto, recolhendo mais informações e compartilhando-as com a comunidade da Sports Alliance. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão para nós, entre em contato com Nuno Mena em nmena@sportsalliance.com.

Origens:

CMGroup.com, Emarsys.com, Business2Community.com, Litmus.com and MovableInk (Webinar 07/07/2021)

1 Com base em https://www.litmus.com/blog/email-client-market-share-2021-q1/ e várias verificações nos Relatórios de despacho do Communicator.